Quem pode fazer a usucapião?

Quem pode fazer a usucapião? Nesse artigo veremos alguns requisitos para fazer esse tipo de regularização, além disso, mostraremos se é possível regularizar um loteamento irregular ou clandestino com a usucapião.

Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques (@eng.rodolfo.marques) sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então vamos continuar…

Assista o vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:

Quem tem o imóvel com a posse de forma mansa e pacífica, por 5 anos, 10 anos ou 15 anos, vai depender de qual espécie é a usucapião.

Nós temos 36 espécies de usucapião no Brasil. Mas normalmente usamos apenas 5. Deve-se analisar o processo para enquadrar em qual tipo devemos regularizar.

Ela pode ser feita tanto para imóveis residenciais quanto para imóveis comerciais. E também para bens móveis.

Mas e se o loteamento é irregular ou clandestino, posso fazer a usucapião?

Nesse caso não!

A Lei nº 6.766, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano, deixa muito claro isso.

Não é permitido processo de usucapião de modo contrário ao regramento do parcelamento do solo, previsto na Constituição da República. O contrário seria legitimar, via usucapião, o loteamento clandestino e irregular, levando ao caos a ocupação do solo.

A usucapião não é o meio correto para se regularizar um loteamento clandestino, mas sim o modo correto de registrar um imóvel pela posse “animus domini”, que é ter a posse com intenção de dono.

Pode ser feito usucapião em terreno irregular?

Com certeza, o objetivo da regularização através da usucapião é justamente esse.

E como fazer isso?

Temos a usucapião extrajudicial e a usucapião judicial. De acordo com cada caso o advogado responsável pelo processo analisará e decidirá qual o melhor caminho a seguir.

Quer aprender mais sobre Regularização de Imóveis?

Aprenda tudo o que você precisa para trabalhar com regularizações de imóveis através do nosso Curso Regularização de Imóveis. Com ele você terá à sua disposição um conteúdo aprofundado sobre regularização com mais de 100 aulas e 11 módulos, que são: COMO COMEÇAR A TRABALHAR COM REGULARIZAÇÕES, OBRA REGULAR DA PREFEITURA AO CARTÓRIO, DESMEMBRAMENTO, REMEMBRAMENTO, USUCAPIÃO, INSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA DE TERRENO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA CONSTRUÍDA, APROVAÇÃO DE PROJETO NA PREFEITURA, NOÇÕES BÁSICAS DE LOTEAMENTO E EMBARGO DE OBRAS.

Conta ainda com materiais complementares como projetos, laudos, memoriais descritivos, planilhas e outros.

🟢 Acesse nosso site para ter mais informações e garanta sua vaga para a próxima turma: https://facilitandoaengenharia.com.br/curso-regularizacao-de-imoveis/

Gostou desse artigo?

Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! Copie e cole o link a seguir:

#CompartilheConhecimento

Obrigado por ler! Forte Abraço

Att,

Eng. Civil Rodolfo Marques

ARTIGOS RELACIONADOS:

Como regularizar um imóvel já construído? Veja o passo a passo!

Diferença entre escritura pública e escritura particular

Tenho apenas contrato de compra e venda, posso regularizar o imóvel?

Regularização de Imóveis junto à prefeitura

Quanto custa fazer usucapião?

Como regularizar ampliação de imóvel