Como regularizar ampliação de imóvel

Como regularizar ampliação de imóvel? Esse é um dos casos mais comuns que encontramos quando trabalhamos com regularização de imóveis é esse tipo de situação. O proprietário já tem seu imóvel pronto e totalmente regularizado. Mas deseja fazer modificações nessa edificação aumentando sua área. Veja mais sobre esse tema lendo esse artigo.




Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques (@eng.rodolfo.marques) sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então, vamos começar…

Essa ampliação pode ser uma área em qualquer parte do lote, tanto encostada com a edificação inicial, quanto sem contato. Por exemplo uma área nos fundos do lote.

2 casos comuns

1°) O proprietário durante a construção não fez uma garagem coberta. (isso ocorria principalmente quando se fazia o financiamento do minha casa minha vida que hoje é o casa verde e amarela. Para uma certa faixa etária a metragem máxima era de 70 m² e com isso os proprietários não faziam a garagem coberta pois deixaria uma boa área da casa para isso.

E após algum tempo que eles fechavam essa cobertura. Normalmente pode se fazer essa cobertura com uma estrutura de madeira e telhas, ou seja, não terá uma laje. E mesmo assim é considerada uma área construída. Estou comentando isso, pois já recebi essa pergunta mais de uma vez, o pessoal acha que só conta área construída se a garagem tiver laje.




2°) O proprietário deseja aumentar ou criar algum cômodo na residência. Pelo simples fato de querer criar um cômodo a mais com um quarto, mais um banheiro ou mesmo aumentar esses cômodos, principalmente sala de estar e cozinhas. Além da criação de áreas de lazer como uma área de churrasco por exemplo.

Assista também a aula que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:

Como regularizar essas situações:

Para regularizar a ampliação de um imóvel nessas situações que eu citei nos 2 casos comuns basta fazer um projeto junto a prefeitura de ampliação para retificar a área construída. Pois, nestas situações já se tem o imóvel com habite-se e certidão de matrícula registrada. E essa área será modificada (aumentando-a).

É fundamental fazer esse projeto de retificação de área (ampliação) antes de iniciar a obra. Pois, para obras de reformas com ampliações de área é necessário ter também um alvará de construção. Sem essa autorização da prefeitura a obra poderá ser embargada. Assim ela se torna um obra irregular.




Se você quer aprender o passo a passo de como fazer esse tipo de regularização, nós podemos te ajudar através do curso Regularização de Imóveis do Facilitando a Engenharia.

Com ele você terá um conteúdo aprofundado sobre regularização de imóveis contendo mais de 100 aulas para você saber tudo o que precisa para trabalhar nessa área. Contém diversos módulos, que são: DESMEMBRAMENTO, REMEMBRAMENTO, USUCAPIÃO, INSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA DE TERRENO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA CONSTRUÍDA, APROVAÇÃO DE PROJETO NA PREFEITURA, NOÇÕES BÁSICAS DE LOTEAMENTO e EMBARGO DE OBRAS

Ele conta ainda com materiais complementares como: projetos, laudos, memorias descritivos, planilhas e outros arquivos. Todos esses módulos contam com exemplos práticos que vão te ajudar a entender melhor como elaborar esses tipos de regularização.

Acesse a página facilitandoaengenharia.com.br/curso-regularizacao-de-imoveis/ ou clique na imagem acima e garanta sua vaga para a próxima turma e tenha mais informações sobre esse curso.

Gostou desse artigo?

Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos!

ARTIGOS RELACIONADOS:

Como regularizar um imóvel já construído? Veja o passo a passo!

Diferença entre escritura pública e escritura particular

Tenho apenas contrato de compra e venda, posso regularizar o imóvel?

Quanto custa fazer usucapião?

Regularização de Imóveis junto à prefeitura