Como contestar o valor venal de um imóvel?




Nessa aula veremos sobre como contestar o valor venal de um imóvel, esse valor venal é utilizado como parâmetro para cálculos dos impostos.

Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então vamos continuar…

Prefere aprender em vídeo? Assista ao vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreva no canal do Facilitando a Engenharia:

Qual a diferença entre valor venal e valor real?

O valor venal é utilizado pelo Estado para calcular os impostos, como IPTU e ITBI. Já o valor real é o valor de mercado, influenciado pela oferta e a demanda de imóveis em determinada localização, conservação e futura valorização.




Quem avalia o valor venal do imóvel?

O valor venal de um imóvel é obtido por meio de uma avaliação normalmente feita pela prefeitura do município onde ele se encontra em alguns casos também é avaliado pela Receita Estadual. Cada prefeitura possui uma base própria para realizar esse cálculo.

Como a prefeitura calcula o valor venal?

Normalmente esse cálculo do valor é feito com base no metro quadrado do imóvel. Considerando dados como localização e tipo de imóvel também.




Tem como contestar o valor do ITBI?

Sim. Para contestar o valor do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) o proprietário pode impugnar a avaliação da Prefeitura ou do Estado.

Como impugnar o valor do IPTU?

É necessário solicitar a impugnação do IPTU junto à Prefeitura. Para isso, é preciso comprovar que o cálculo do imposto, realizado pela Prefeitura, está incorreto. Provando assim que o valor venal do imóvel é menor do que o declarado pela Prefeitura.

A impugnação do valor pode ser feita através de um processo administrativo, onde será necessária uma documentação técnica elaborado por profissional habilitado, comprovando o valor real comparado ao definido pela Prefeitura.




Quais documentos são necessários para contestar o valor venal de um imóvel?

É necessário o laudo técnico, projeto arquitetônico do imóvel (se for imóvel construído) e os carnês de IPTU dos 5 anos.

Como contestar IPTU indevido após processo administrativo?

Caso o a correção pelo processo administrativo seja negado, pode ser feita uma ação judicial ainda para conseguir a alteração do valor.




Pesquisas relacionadas ao tema:

Como consultar valor venal

como saber o valor venal do imóvel pelo iptu

valor venal ou valor real do imóvel

como calcular o valor venal de um imóvel

prefeitura valor venal

consulta valor venal iptu

valor venal prefeitura sp

valor venal é valor de venda




Quer aprender mais sobre Regularização de Imóveis?

Aprenda tudo o que você precisa para trabalhar com regularizações de imóveis através do nosso Curso Regularização de Imóveis. Com ele você terá à sua disposição um conteúdo aprofundado sobre regularização com mais de 100 aulas e 12 módulos, que são:

COMO COMEÇAR A TRABALHAR COM REGULARIZAÇÕES, OBRA REGULAR DA PREFEITURA AO CARTÓRIO, DESMEMBRAMENTO, REMEMBRAMENTO, USUCAPIÃO, INSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA DE TERRENO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA CONSTRUÍDA, APROVAÇÃO DE PROJETO NA PREFEITURA, NOÇÕES BÁSICAS DE LOTEAMENTO, EMBARGO DE OBRAS E REURB.

Conta ainda com materiais complementares como projetos, laudos, memoriais descritivos, planilhas e outros.

🟢 Acesse nosso site para ter mais informações e garanta sua vaga para a próxima turma: https://facilitandoaengenharia.com.br/curso-regularizacao-de-imoveis/

Gostou desse artigo?

Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! Copie e cole o link a seguir:

#CompartilheConhecimento

Obrigado por ler! Forte Abraço

Att,

Eng. Civil Rodolfo Marques

ARTIGOS RELACIONADOS:

Como regularizar um imóvel já construído? Veja o passo a passo!

Diferença entre escritura pública e escritura particular

Tenho apenas contrato de compra e venda, posso regularizar o imóvel?

Regularização de Imóveis junto à prefeitura

Quanto custa fazer usucapião?

Como regularizar ampliação de imóvel