Retificação de área construída

O que é retificação de área construída?

A retificação de área construída de uma edificação é um dos tipos de regularização de imóveis mais comuns, ele nada mais é do que retificar a área construída existente na área da certidão de matrícula.  Em algumas prefeituras, a regularização de edificações é conhecida como “levantamento”, e essas edificações para serem regularizadas deveram reunir condições mínimas de segurança, higiene e habitabilidade.

Existindo um projeto aprovado anteriormente e tendo o mesmo sofrido ampliação ou modificação que impossibilite a expedição de habite-se, poderá ser apresentado um novo projeto para regularização, desde que atendam às exigências conforme o código de obras do município. Porém, poderá ser cobrado multas.

Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques (@eng.rodolfo.marques) sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então vamos começar…

Assista o vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:

Situações comuns na retificação de área:

Edificação em fase de construção, edificação paralisada, edificação embargada, edificação sem alvará de construção, edificação com alvará de construção. edificação com habite-se, edificação sem habite-se.

Projeto

Para a regularização de imóvel que não está regular na prefeitura e nem cartório o projeto será igual uma aprovação normal. Agora, para a regularização de imóvel que já tinha uma área com habite-se regular na prefeitura e no cartório temos duas opções (dependerá da prefeitura).

Primeira opção: Projeto Arquitetônico igual a aprovação normal, informando a área à ser regularizada na planta de situação.

Segunda opção: Projeto Arquitetônico. Mas, com o diferencial do que já existia e o que será regularizado.

Laudo técnico de vistoria

Deve descrever como está a situação do imóvel, contemplando termos de que a obra reúne condições técnicas satisfatórias.

Exemplo comum de retificação de área:

Esse é um dos exemplos mais comuns que você verá ao fazer regularizações de imóveis. O proprietário construiu sua residência de acordo com as normas e com isso tem a matrícula correta da área de 300 m². Porém, alguns anos depois resolve fazer uma área nos fundos e não faz de forma regular, apenas constrói. Com isso a matrícula do imóvel continua com 300 m². Mas, a área real do imóvel agora é de 380 m².

Para resolver essa situação é necessário fazer a retificação de área. Atualizando assim a matrícula do imóvel para 380 m².

Multas

Normalmente a regularização se dará mediante a cobrança do valor do metro quadrado para aprovação normal e também multa de:

  • Edificações com área total de até ?? m² – X UFM por m²;
  • Edificação com área total de ?? à ?? m² – X UFM por m²;
  • Edificação com área total acima de ?? m² – X UFM por m².

Exemplo:

  • Edificações com área total de até 60 m² – 2,0 UFM por m²;
  • Edificação com área total de 60 à 100 m² – 2,5 UFM por m²;
  • Edificação com área total acima de 100 m² – 3,0 UFM por m².

Na retificação de área construída ela é o melhor tipo de regularização de imóveis. Pois a maioria dos casos, é esse tipo de regularização que você terá como serviço e dentre essa regularização o caso mais comum será uma ampliação não regularizada.

Quer aprender mais sobre Regularização de Imóveis?

Se você tem dúvidas de como elaborar um projeto arquitetônico para aprovação na prefeitura podemos te ajudar através do nosso Curso Regularização de Imóveis. Com ele você terá à sua disposição um conteúdo aprofundado sobre regularização com mais de 100 aulas e 11 módulos, que são: COMO COMEÇAR A TRABALHAR COM REGULARIZAÇÕES, OBRA REGULAR DA PREFEITURA AO CARTÓRIO, DESMEMBRAMENTO, REMEMBRAMENTO, USUCAPIÃO, INSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA DE TERRENO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA CONSTRUÍDA, APROVAÇÃO DE PROJETO NA PREFEITURA, NOÇÕES BÁSICAS DE LOTEAMENTO E EMBARGO DE OBRAS.

Conta ainda com materiais complementares como projetos, laudos, memoriais descritivos, planilhas e outros.

🟢 Acesse nosso site para ter mais informações e garanta sua vaga para a próxima turma: https://facilitandoaengenharia.com.br/curso-regularizacao-de-imoveis/

Gostou desse artigo?

Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! Copie e cole o link a seguir:

#CompartilheConhecimento

Obrigado por ler! Forte Abraço

Att,

Eng. Civil Rodolfo Marques

ARTIGOS RELACIONADOS:

Como regularizar um imóvel já construído? Veja o passo a passo!

Diferença entre escritura pública e escritura particular

Tenho apenas contrato de compra e venda, posso regularizar o imóvel?

Regularização de Imóveis junto à prefeitura

Quanto custa fazer usucapião?

Como regularizar ampliação de imóvel