Nesta aula veremos alguns requisitos para as saídas de emergência em escadas de edificações. Veremos ainda sobre a largura da escada e o dimensionamento de degraus e patamares.
Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então vamos continuar…
Requisitos para as saídas de emergência em escadas
Em toda edificação, os pavimentos sem saída em nível para o espaço livre exterior devem ser dotados de escadas, enclausuradas ou não, as quais devem ter alguns requisitos, como:
a) Ser constituída com material estrutural e de compartimentação incombustível;
b) Oferecer resistência ao fogo nos elementos estruturais além da incombustibilidade.
c) Ter guarda corpos em seus lados abertos.
d) Ter corrimãos em todos os lados;
e) Atender a todos os pavimentos, acima e abaixo da descarga, mas terminando obrigatoriamente no piso da descarga, não podendo ter comunicação direta com outro lanço na mesma prumada, devendo ter compartimentação, na divisão entre os lanços ascendentes e descendentes em relação ao piso de descarga, exceto para escadas tipo NE (escada comum), onde devem ser acrescidas de sinalização iluminação de emergência e de sinalização de balizamento indicando a rota de fuga e descarga;
Você pode ver mais detalhes desse requisito na aula.
Prefere aprender em vídeo? Assista ao vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreva no canal do Facilitando a Engenharia:
Ter os pisos com condições antiderrapantes e permanecerem antiderrapantes com o uso;
g) Quando houver exigência de duas ou mais escadas de emergência e estas ocuparem a mesma caixa de escada (volume), não será aceita comunicação entre si, devendo haver compartimentação entre ambas.
Quando houver exigência de uma escada e for utilizado o recurso arquitetônico de construir duas escadas em um único corpo, estas serão consideradas como uma única escada, quanto aos critérios de acesso, ventilação e iluminação;
h) Ter pé direito mínimo de 2,0 m, medido verticalmente da parte inferior do teto ou similar a uma linha que una as pontas dos bocéis ou quinas dos degraus.
Você pode ver mais detalhes desse requisito na aula.
Largura da escada
As larguras das escadas devem atender aos seguintes requisitos:
a) ser proporcionais ao número de pessoas que por elas devam transitar em caso de emergência.
b) ser medidas no ponto mais estreito da escada ou patamar, excluindo os corrimãos (mas não os guarda corpos ou balaustradas), que se podem projetar até 10,0 cm de cada lado, sem obrigatoriedade de aumento na largura das escadas;
c) ter, quando se desenvolver em lanços paralelos, espaço mínimo de 10,0 cm entre lanços, para permitir localização de guarda corpo ou fixação do corrimão.
Dimensionamento de degraus e patamares
Para completar essa aula de requisitos para as saídas de emergência em escadas é fundamental que você saiba como dimensionar os degraus e patamares de uma escada, para isso assista a essa aula que temos em nosso canal do YouTube ou se preferir o artigo em nosso Blog.
Quer aprender mais sobre Regularização de Imóveis?
🔥 Comece a elaborar e aprovar seus projetos com o Curso Projetos de Segurança Contra Incêndio de Pânico. Veja tudo o que é necessário para obter o AVCB das edificações.
🟢 Acesse nosso site para ter mais informações e garanta sua vaga para a próxima turma: https://facilitandoaengenharia.com.br/curso-regularizacao-de-imoveis/
Gostou desse artigo?
ARTIGOS RELACIONADOS:
Quando é exigido projeto de combate a incêndio?
Como regularizar um imóvel já construído? Veja o passo a passo!
Diferença entre escritura pública e escritura particular
Tenho apenas contrato de compra e venda, posso regularizar o imóvel?