Tipos de projetos de combate a incêndio

Veja nessa aula os tipos de projetos do Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) para obtenção do AVCB de uma edificação.




Tipos de projetos do Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).

Prefere aprender em vídeo? Assista ao vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreva no canal do Facilitando a Engenharia:

Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então vamos continuar…

Projeto Técnico

O PSCIP deverá ser apresentado para análise como Projeto Técnico quando possuir pelo menos 01 (uma) das seguintes características, independente do grau de risco da edificação e área de risco:

  • Área total acima de 750 m²;
  • Edificação com altura superior a 12 metros;
  • Local de reunião de público (Grupo F) com população acima de 100 (cem) pessoas;
  • Quando houver projeção de sistema hidráulico de combate a incêndio (hidrantes, chuveiros automáticos, nebulizadores, CO2, etc.);
  • Onde seja apresentada isenção de medidas mediante comprovação de separação entre edificações ou áreas de riscos.




Projeto Técnico Simplificado

O PSCIP deverá ser apresentado para vistoria como Projeto Técnico Simplificado quando atender as seguintes situações, independente do grau de risco da edificação e área de risco:

Não se enquadrar nos requisitos para Projeto Técnico  ou Projeto Técnico para Evento Temporário;

Não se enquadrar nas edificações e áreas de risco dispensadas de licenciamento.

Projeto Técnico para Evento Temporário

O PSCIP de evento temporário deverá atender aos requisitos definidos na IT33 (Eventos Temporários).

A edificação e área de risco, onde ocorrer o evento temporário, deverão atender a todas as exigências de segurança contra incêndio e pânico previstas na legislação, para a edificação e para a atividade temporária.

Para evento realizado em área externa da edificação (permanente), sem utilização de área construída da edificação, aplicam-se as exigências da IT33 (Evento temporário), sem o condicionante do AVCB para a edificação.

Não será permitido o protocolo de PET para eventos realizados em edificações liberadas para o mesmo fim, devendo possuir apenas o AVCB.

Se no interior da edificação for acrescida instalação temporária tal como: boxe, estande, entre outros; prevalece a proteção da edificação desde que atenda aos requisitos para a atividade temporária em questão.

Nos casos em que houver adaptações no interior da edificação, essas deverão ser acompanhadas por Responsável Técnico, sendo obrigatória a emissão de documento de responsabilidade técnica (ART ou RRT), que deverá ser apresentado ao CBMMG, por ocasião de vistoria de fiscalização.

Para as construções provisórias em que haja desmontagem e montagem das estruturas e equipamentos objetos de ART/RRT, o responsável pelo evento deverá providenciar e manter durante o evento a ART/RRT específica para cada montagem.

Deverá ser apresentado novo PET quando encerrada a validade do AVCB.

Para os eventos itinerantes (circos, parques e outros de qualquer natureza), deverão ser observados os procedimentos previstos na IT 33 (Eventos Temporários) usuários.




Quer aprender mais sobre Regularização de Imóveis?

🔥 Comece a elaborar e aprovar seus projetos com o Curso Projetos de Segurança Contra Incêndio de Pânico. Veja tudo o que é necessário para obter o AVCB das edificações.

Aprenda tudo o que você precisa para trabalhar com regularizações de imóveis através do nosso Curso Regularização de Imóveis. Com ele você terá à sua disposição um conteúdo aprofundado sobre regularização com mais de 100 aulas e 12 módulos, que são:

COMO COMEÇAR A TRABALHAR COM REGULARIZAÇÕES, OBRA REGULAR DA PREFEITURA AO CARTÓRIO, DESMEMBRAMENTO, REMEMBRAMENTO, USUCAPIÃO, INSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA DE TERRENO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA CONSTRUÍDA, APROVAÇÃO DE PROJETO NA PREFEITURA, NOÇÕES BÁSICAS DE LOTEAMENTO, EMBARGO DE OBRAS E REURB.

Conta ainda com materiais complementares como projetos, laudos, memoriais descritivos, planilhas e outros.

🟢 Acesse nosso site para ter mais informações e garanta sua vaga para a próxima turma: https://facilitandoaengenharia.com.br/curso-regularizacao-de-imoveis/

Gostou desse artigo?

Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! Copie e cole o link a seguir:

#CompartilheConhecimento

Obrigado por ler! Forte Abraço

Att,

Eng. Civil Rodolfo Marques

ARTIGOS RELACIONADOS:

Quando é exigido projeto de combate a incêndio?

Como regularizar um imóvel já construído? Veja o passo a passo!

Diferença entre escritura pública e escritura particular

Tenho apenas contrato de compra e venda, posso regularizar o imóvel?

Regularização de Imóveis junto à prefeitura

Quanto custa fazer usucapião?

Como regularizar ampliação de imóvel