Como regularizar a escritura de um imóvel?

Como é o procedimento de regularização de uma escritura? Como tirar a escritura de um imóvel?

Primeiro se faz a escritura de compra e venda no cartório de notas, todas as partes devem assinar essa escritura, tanto os compradores quanto os vendedores. Após isso, o documento é lavrado pelo cartório e cada uma das partes receberá sua via. Os compradores devem encaminhar essa via ao cartório de registro de imóveis, nesta etapa já não é necessário mais a participação dos vendedores.

Caso ocorra alguma necessidade de retificação na escritura ou para acréscimo de informações sobre a venda, como valores, dados pessoais ou dados do imóvel ou mesmo outras informações, nestes casos a presença do vendedor será solicitada para corrigir e adequar todos itens.

Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques (@eng.rodolfo.marques) sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então vamos continuar…

Assista o vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:

Quanto tempo tenho para registrar a escritura?

O prazo para o registro da escritura no cartório de registro de imóveis é de 30 dias.

Quanto tempo vale um contrato de compra e venda de imóvel?

O prazo para a validade dependerá do que foi determinado no próprio contrato (CCV). Levando em consideração todo o tempo que é necessário para a verificação de documentação, pagamento e de registro em cartório.

Quais as consequências de não registrar o contrato de compra e venda?

Uma das consequências mais importantes é que o imóvel ficará irregular, pois ele não terá o registro. Outro problema é depender da índole do vendedor que poderá agir de má fé e cometer golpes em várias pessoas, vendendo o mesmo imóvel para mais de um comprador.

Quanto custa registrar fazer a escritura de imóvel?

A escritura deverá ser elaborada no Cartório de Notas e o responsável pelo pagamento é o comprador, exceto quando há um consenso na negociação em que as partes irão dividir esse valor. O pagamento é do Imposto Sobre Transmissão de Bens (ITBI), que pode custar em média 2% do preço venal do imóvel (essa porcentagem varia para cada estado). Além desse imposto temos as taxas de cartório.

Existe diferença entre escritura e registro?

Sim, existe! A escritura informa o processo de compra e venda, já o registro informa a transferência de titularidade daquele imóvel.

Podemos resumir todo o processo em 3 etapas: A assinatura do contrato, lavratura da escritura no Cartório de Notas e por último o registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.  

Quer aprender mais sobre Regularização de Imóveis?

Aprenda tudo o que você precisa para trabalhar com regularizações de imóveis através do nosso Curso Regularização de Imóveis. Com ele você terá à sua disposição um conteúdo aprofundado sobre regularização com mais de 100 aulas e 11 módulos, que são: COMO COMEÇAR A TRABALHAR COM REGULARIZAÇÕES, OBRA REGULAR DA PREFEITURA AO CARTÓRIO, DESMEMBRAMENTO, REMEMBRAMENTO, USUCAPIÃO, INSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA DE TERRENO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA CONSTRUÍDA, APROVAÇÃO DE PROJETO NA PREFEITURA, NOÇÕES BÁSICAS DE LOTEAMENTO E EMBARGO DE OBRAS.

Conta ainda com materiais complementares como projetos, laudos, memoriais descritivos, planilhas e outros.

🟢 Acesse nosso site para ter mais informações e garanta sua vaga para a próxima turma: https://facilitandoaengenharia.com.br/curso-regularizacao-de-imoveis/

Gostou desse artigo?

Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! Copie e cole o link a seguir:

#CompartilheConhecimento

Obrigado por ler! Forte Abraço

Att,

Eng. Civil Rodolfo Marques

ARTIGOS RELACIONADOS:

Como regularizar um imóvel já construído? Veja o passo a passo!

Diferença entre escritura pública e escritura particular

Tenho apenas contrato de compra e venda, posso regularizar o imóvel?

Regularização de Imóveis junto à prefeitura

Quanto custa fazer usucapião?

Como regularizar ampliação de imóvel