Quais os tipos de regularização de imóveis?

Selecionamos aqui os principais tipos de regularização de imóveis usados no Brasil. Se você quiser aprender como regularizar imóveis de todos os tipos que eu mostrarei nessa aula, nós ensinamos o passo a passo em nosso curso regularização de imóveis do facilitando a engenharia, no final desse artigo eu vou mostrar um pouco sobre o curso e como você se matricular.

Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques (@eng.rodolfo.marques) sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então vamos começar…

Assista o vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:

DESMEMBRAMENTO OU DESDOBRO

Considera-se desmembramento a subdivisão de glebas em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, na modificação ou na ampliação dos existentes.

REMEMBRAMENTO OU UNIFICAÇÃO DE TERRENO

O remembramento ou unificação de área/terreno como também é conhecido, é o agrupamento de 2 ou mais lotes, transformando-os em apenas uma matrícula.

USUCAPIÃO

A definição de usucapião é o direito que o indivíduo adquire em relação à posse de um bem móvel ou imóvel em decorrência da utilização do bem por determinado tempo, contínuo e sem contestação.

RETIFICAÇÃO DE ÁREA DE TERRENO URBANO

Retificar significa corrigir algo que foi dito ou feito, tornar correto. O termo é utilizado em diferentes contextos sendo o mais comum quando tem o sentido de corrigir mesmo. A retificação que usaremos na nossa área significa o processo de correção ou alteração de informações em um registro de uma matrícula.

RETIFICAÇÃO DE ÁREA CONSTRUÍDA

A retificação de área é um dos tipos de regularização de imóveis mais comuns, ela nada mais é do que retificar a área construída existente na área da certidão de matrícula.  Em algumas prefeituras, a regularização de edificações é conhecida também como “levantamento”, e essas edificações para serem regularizadas devem reunir condições mínimas de segurança, higiene e habitabilidade.

INSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIO

De acordo com a lei 4.591/64, as edificações ou conjuntos de edificações, de um ou mais pavimentos, construídos sob a forma de unidades isoladas entre si, destinadas a fins residenciais ou não-residenciais, poderão ser alienados, no todo ou em parte, objetivamente considerados, e constituirá, cada unidade, propriedade autônoma sujeita às limitações desta lei. E para regularizar isso é necessária a instituição de condomínio.

APROVAÇÃO DE PROJETO NA PREFEITURA

A aprovação do projeto é necessária para se obter o alvará de construção e com isso comprova que o imóvel a ser construído respeita todas as normas vigentes do plano diretor municipal.

OUTROS

É claro que existem outros tipos, como o reurb, lei da anistia, direito real de laje, regularização sanitária, regularização de acessibilidade, PGRCC.

VOCÊ JÁ TRABALHA NA ÁREA?

CONHEÇA AS VANTAGENS DE TRABALHAR COM REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS

  • Mercado gigantesco de oportunidades
  • Cerca de 50% dos imóveis no brasil têm algum tipo de irregularidade, segundo o ministério do desenvolvimento regional.
  • Os são projetos normalmente rápidos e mais simples.
  • Serviço com boa remuneração (média de R$3.000,00 a R$4.000,00).
  • Formação de parcerias.
  • Menor necessidade de experiência.
  • É um serviço com poucos profissionais qualificados exercendo.

Quer aprender mais sobre Regularização de Imóveis?

Aprenda tudo o que você precisa para trabalhar com regularizações de imóveis através do nosso Curso Regularização de Imóveis. Com ele você terá à sua disposição um conteúdo aprofundado sobre regularização com mais de 100 aulas e 11 módulos, que são: COMO COMEÇAR A TRABALHAR COM REGULARIZAÇÕES, OBRA REGULAR DA PREFEITURA AO CARTÓRIO, DESMEMBRAMENTO, REMEMBRAMENTO, USUCAPIÃO, INSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA DE TERRENO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA CONSTRUÍDA, APROVAÇÃO DE PROJETO NA PREFEITURA, NOÇÕES BÁSICAS DE LOTEAMENTO E EMBARGO DE OBRAS.

Conta ainda com materiais complementares como projetos, laudos, memoriais descritivos, planilhas e outros.

🟢 Acesse nosso site para ter mais informações e garanta sua vaga para a próxima turma: https://facilitandoaengenharia.com.br/curso-regularizacao-de-imoveis/

Gostou desse artigo?

Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! Copie e cole o link a seguir:

#CompartilheConhecimento

Obrigado por ler! Forte Abraço

Att,

Eng. Civil Rodolfo Marques

ARTIGOS RELACIONADOS:

Como regularizar um imóvel já construído? Veja o passo a passo!

Diferença entre escritura pública e escritura particular

Tenho apenas contrato de compra e venda, posso regularizar o imóvel?

Regularização de Imóveis junto à prefeitura

Quanto custa fazer usucapião?

Como regularizar ampliação de imóvel