Desmembramento

O que é o Desmembramento?

Considera-se desmembramento a subdivisão de glebas em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, na modificação ou na ampliação dos existentes.

Outra explicação para você entender melhor. O desmembramento é a transformação de uma única matrícula em 2 ou mais. Transformar 1 lote em 2 ou mais.

Assista também a aula que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:

Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques (@eng.rodolfo.marques) sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então, vamos continuar respondendo mais algumas perguntas…

O que é a gleba?

É a porção de terra que ainda não foi objeto de parcelamento.

SISTEMA VIÁRIO – conjunto de logradouros públicos e vias, destinado a proporcionar acesso aos lotes e terrenos urbanos e a atender à circulação de pessoas e veículos.

LOGRADOURO – área destinada ao uso e trânsito públicos

Definição de um lote?

É a porção de terreno parcelado, com frente para via pública e destinado a receber edificação, servido por infraestrutura básica, cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pelo Plano Diretor para a zona em que se situe.

INFRA-ESTRUTURA BÁSICA – equipamentos urbanos destinados a atender à circulação de pessoas e veículos, assim como a proporcionar aos lotes e áreas urbanas o escoamento das águas pluviais, abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, iluminação pública, energia elétrica pública e domiciliar.

Diferença entre desmembramento x desdobro

O desdobro é como se fosse uma subdivisão do desmembramento. Porém, em muitos códigos de obras usam apenas o desmembramento para englobar os dois. Ou seja, nós temos uma gleba que pode se tornar um loteamento ou desmembrar em lotes.

Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinada à edificação, que implique na abertura, no prolongamento, na modificação ou na ampliação de vias de circulação ou de logradouros públicos

Benefícios de fazer um desmembramento

Ex: O proprietário tem um lote de 600 m² e tem 2 filhos. Faz o desmembramento e já divide para os dois filhos.

  • Possibilita a divisão de bens
  • Valorização do imóvel
  • Possibilidade de venda mais facilmente

O que temos que analisar para saber se o terreno pode ser desmembrado ou não?

Área mínima

Frente mínima

Frente para uma via existente

Projeto (proposta de desmembramento)

  • PLANTA DE SITUAÇÃO ATUAL E PRETENDIDA

Projeto completo x projeto simplificado

  • PROJETO SIMPLIFICADO
    • NORMALMENTE FEITO EM CIDADES COM MENOS DE 20 MIL HABITANTES
    • EXIGE PLANTA DE SITUAÇÃO ATUAL E PLANTA DE SITUAÇÃO PRETENDIDA
    • SELO (CARIMBO)

MEMORIAL DESCRITIVO – é o conjunto de informações relativas a um projeto, descrevendo as características de seus elementos constitutivos.

Aprenda como preencher corretamente todos esses quadros e também o passo a passo de como fazer esse tipo de regularização! Nós podemos te ajudar através do curso Regularização de Imóveis do Facilitando a Engenharia, com ele você terá um conteúdo aprofundado sobre regularização de imóveis contendo mais de 100 aulas para você saber tudo o que precisa para trabalhar nessa área. Contém diversos módulos, que são: COMO COMEÇAR A TRABALHAR COM REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS, DESMEMBRAMENTO, REMEMBRAMENTO, USUCAPIÃO, INSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA DE TERRENO, RETIFICAÇÃO DE ÁREA CONSTRUÍDA, APROVAÇÃO DE PROJETO NA PREFEITURA, NOÇÕES BÁSICAS DE LOTEAMENTO e EMBARGO DE OBRAS.

Ele conta ainda com materiais complementares como: projetos, laudos, memorias descritivos, planilhas e outros arquivos. Todos esses módulos contam com exemplos práticos que vão te ajudar a entender melhor como elaborar esses tipos de regularização.

Acesse a página https://facilitandoaengenharia.com.br/curso-regularizacao-de-imoveis/ ou clique na imagem acima e garanta sua vaga para a próxima turma e tenha mais informações sobre esse curso.

PARCELAMENTOS IRREGULARES

 Art. 42 – São irregulares os parcelamentos:

I. não aprovados;

II. aprovados e não registrados;

III. registrados e não executados no prazo legal;

IV. registrados e não executados de acordo com o projeto aprovado.  Parágrafo único – A não execução do projeto aprovado no prazo constante do cronograma de execução implicará na caducidade da aprovação.

 Prazos

  • A PREFEITURA TEM UM PRAZO PARA APROVAÇÃO (NORMALMENTE 90 DIAS)
  • Licenciado se for o caso, e aprovado, o projeto de desmembramento deverá ser protocolado no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca, pelo interessado, no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da data do decreto de aprovação, sob pena de caducidade da aprovação.
Gostou desse artigo?

Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos!

ARTIGOS RELACIONADOS:

Como regularizar um imóvel já construído? Veja o passo a passo!

Diferença entre escritura pública e escritura particular

Tenho apenas contrato de compra e venda, posso regularizar o imóvel?

Quanto custa fazer usucapião?

Regularização de Imóveis junto à prefeitura