Vínculo de apoio das fundações. Qual usar? Nesse artigo veremos sobre os vínculos de apoio das fundações, você sabe quando usar uma vinculação rotulada ou engastada? Pois bem, te mostrarei mais sobre isso.
Sempre que iremos analisar os esforços e deslocamentos da estrutura de concreto armado, devemos nos basear na modelagem da estrutura através de um pórtico espacial composto por vigas e pilares. E nessa análise temos que definir quais os tipos de vínculos teremos em toda a estrutura. Cada elemento se conectará ao outro através de uma vinculação. Ou seja, temos que definir isso para todos os elementos sejam pilares, vigas, lajes e fundações.
Os tipos de vínculos adotados mudarão o comportamento da estrutura.
Para essa aula veremos mais sobre os vínculos de apoio entre as fundações e os pilares.
Prefere aprender em vídeo? Assista o vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:
Quais os tipos de vínculos de apoio das fundações?
Vinculação rotulada
Quando a vinculação é rotulada, as fundações são travadas em relação aos deslocamentos verticais e horizontais, mas não são travadas à rotação, com isso ela poderão rotacionar livremente. Lembra na faculdade quando tinham os esforços horizontais, verticais e os momentos fletores? Pois então, para uma fundação rotulada, poderão ter esforços horizontais e verticais, mas não podem ter momentos fletores, já que o solo não oferecerá travamento à rotação da fundação.
Quando devemos adotar a vinculação rotulada?
Devemos utilizar o vínculo de apoio rotulado nas fundações quando:
- Quando a estrutura estiver com baixos deslocamentos horizontais.
- Quando o solo tiver com baixa capacidade de suporte.
Vinculação engastada
Já na vinculação engastada a fundação é restringido tanto ao deslocamento como à rotação em todos os sentidos. Poderão ocorrer forças horizontais e momentos fletores na base.
A utilização do vínculo de apoio engastado, normalmente fará com que a estrutura fique mais cara do que com vínculos rotulados. Isso ocorre devido a possibilidade de ocorrer maiores momentos fletores na base da fundação provenientes da estrutura. Ou seja, como a fundação estará “travada” em relação aos deslocamentos e rotações, será necessária uma área de aço maior para conter esses esforços.
Quando devemos adotar a vinculação engastada?
O vínculo de apoio engastado é utilizado quando:
- Nas estruturas altas com muitos esforços de torção e de esforços horizontais ocasionados pela ação do vento;
- Em estruturas que apresentam deslocamentos horizontais excessivos no topo dos pilares;
- Estruturas com pórticos rígidos;
- E estruturas hipostáticas.
Vinculação deslizante
Na vinculação deslizante é adotado quando não ocorrem esforços horizontais nem momentos fletores, apenas esforços axiais.
Se todos os vínculos da fundação forem definidos como deslizante, a estrutura estará livre aos deslocamentos horizontais, de modo que é necessário que ao menos uma das fundações esteja travada nas direções X e Y.
⚠️ Faça parte do TECPRO!
Criamos o TECPRO – Treinamento Completo em Projetos que irá te ajudar a adquirir diversos conhecimentos práticos e teóricos que vão fazer com que você consiga fazer projetos com mais segurança e qualidade para seus clientes. O que é fundamental para ser um ótimo profissional, não é verdade?
Unimos a teoria e a prática e mostramos principalmente a parte prática, o que a faculdade não ensina. Não será apenas mais um curso online. Mas sim, o treinamento mais completo da nossa área e que transformará sua carreira!
COM O TECPRO VOCÊ VAI DESENVOLVER:
☑️ PROJETOS ESTRUTURAIS de forma prática e não terá mais problemas com erros e superdimensionamento
☑️ PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO de acordo com as normas e não terá mais problemas de aprovação
☑️ PROJETOS DE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS de acordo com cada situação e não ficará mais perdido sem saber qual o próximo passo
☑️ PROJETOS FINANCIADOS passo a passo e não terá mais problemas em aprovar projetos do Casa Verde e Amarela (antigo minha casa minha vida)
Além de tudo isso teremos Módulos Complementares.
🟢 Garanta sua vaga agora! Clique na imagem abaixo para conhecer mais sobre o treinamento:
Gostou desse artigo?
Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! Copie e cole o link a seguir:
#CompartilheConhecimento
Obrigado por ler! Forte Abraço
Att,
Eng. Civil Rodolfo Marques