Nesse artigo explico sobre a dimensão mínima de viga em concreto armado exigida pela norma. Além de falar sobre a seção mínima da viga, explico sobre vigas-parede. Outros pontos importantes deste artigo são sobre a bitola mínima para a armadura de vigas, armaduras transversais dos estribos e por fim sobre o cobrimento mínimo das armaduras.
Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques (@eng.rodolfo.marques) sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Mas, antes de iniciar a explicação, quero convidar vocês para conhecerem o nosso treinamento completo em projetos, o TECPRO.
Ele irá te ajudar a adquirir diversos conhecimentos práticos e teóricos que vão fazer com que você consiga fazer projetos com mais segurança e qualidade para seus clientes. O que é fundamental para ser um ótimo profissional, não é verdade? Clique na imagem abaixo e conheça mais sobre o treinamento.
Definição de viga
Vigas são Elementos lineares em que a flexão é preponderante.
Dimensões limites
A prescrição de valores limites mínimos para as dimensões de elementos estruturais de concreto tem como objetivo evitar um desempenho inaceitável para os elementos estruturais e propiciar condições de execução adequadas.
Vigas e vigas-parede
A seção transversal das vigas não deve apresentar largura menor que 12 cm e das vigas-parede, menor que 15 cm. Estes limites podem ser reduzidos, respeitando-se um mínimo absoluto de 10 cm em casos excepcionais, sendo obrigatoriamente respeitadas as seguintes condições:
a) alojamento das armaduras e suas interferências com as armaduras de outros elementos estruturais, respeitando os espaçamentos e coberturas estabelecidos nesta Norma;
b) lançamento e vibração do concreto de acordo com a NBR 14931.
Assista também a aula que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema, irá complementar essa leitura. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:
Definição de vigas-parede
São consideradas vigas-parede as vigas altas em que a relação entre o vão e a altura l/h é inferior a 2 em vigas biapoiadas e inferior a 3 em vigas contínuas. Elas podem receber carregamentos superior ou inferior.
Esses são os dois tipos mais comuns de vigas-parede em relação ao carregamento
O comportamento estrutural das vigas-parede tem algumas características específicas, destacando-se entre elas, em primeiro lugar, ineficiências, seja à flexão, seja ao cisalhamento, quando comparadas com as vigas usuais.
As vigas-parede, por serem altas, apresentam problemas de estabilidade como corpo rígido e às vezes, de estabilidade elástica. Enrijecedores de apoio ou travamentos são quase sempre necessários.
Devem ser consideradas ainda as perturbações geradas por cargas concentradas, aberturas ou engrossamentos. Essas perturbações podem influir significativamente no comportamento e resistência do elemento estrutural.
Altura da viga
A altura da viga usamos L/10 ou seja, o famoso 10% do vão. Mas, podemos usar também l/12 quando usamos um concreto com fck maior.
Atenção! Isso é para um pré-dimensionamento, o correto é fazer todos os cálculos para efetivar a resistência dessa viga de acordo com cada situação. Pois, uma mesma viga de mesmo comprimento pode sofrer ações e carregamentos diferentes, com isso, ela estará mais sobrecarregada e necessitará de uma seção mais robusta.
Bitola mínima para a armadura de vigas
Deve ser respeitada a taxa mínima absoluta de 0,15 % da resistência da seção transversal bruta de concreto, se você for engenheiro você sabe que na norma tem uma tabela que auxilia isso, através da resistência característica do concreto. Basta consultar a tabela 17.3. Portanto, A taxa de armadura, que é a área de aço dividida pela área de concreto, nunca deve ser inferior a 0,15%.
Mas, sendo menos técnico aqui…nas armaduras longitudinais é utilizado o CA-50 de diâmetro de Ø8 mm ou 5/16” .
Armaduras transversais
Diâmetro mínimo e máximo
O diâmetro das barras Øt que constituem os estribos deve ser igual ou superior a Ø5,0 mm, não podendo ultrapassar um décimo do valor da largura da alma viga (bw), conforme o item 18.3.3.2 da NBR 6118:2014.
Em casos onde a barra é lisa, seu diâmetro não pode ser superior a 12 mm. No caso de estribos formados por telas soldadas, o diâmetro mínimo pode ser reduzido para 4,2 mm, desde que sejam tomadas precauções contra a corrosão dessa armadura.
Para os estribos é utilizado o CA-60 de diâmetro de Ø5 mm ou 3/16”.
Conheça nossos cursos e se especialize:
Cobrimento das armaduras
O cobrimento das armaduras é responsável pela durabilidade dos elementos, ele é definido em função das condições de exposição da estrutura. O item 7.4.7.2 prescreve que seja respeitado um cobrimento nominal (cobrimento mínimo + tolerância de execução) determinado na tabela 7.2 em função da classe de agressividade ambiental.
De acordo com o item 7.4.7.6, especificado o valor do cobrimento nominal a ser respeitado no projeto, deve-se garantir que a dimensão máxima do agregado graúdo utilizado no concreto não supere em 20% a espessura nominal do cobrimento.
Referência:
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – procedimentos. Rio de Janeiro. ABNT, 2014.
Gostou desse artigo?
Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos!