Nesse artigo veremos o que são blocos de fundação, o seu comportamento estrutural e sobre modelos de cálculo.
Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então vamos continuar…
O QUE SÃO BLOCOS DE FUNDAÇÃO?
Segundo a NBR 6118: “Blocos de fundação são estruturas de volume usadas para transmitir às estacas as cargas de fundação, e podem ser consideradas rígidos ou flexíveis por critério análogo ao definido para as sapatas. No caso de conjuntos de blocos e estacas rígidas, com espaçamento de 2,5φ a 3φ (onde φ é o diâmetro da estaca), pode-se admitir plana a distribuição de carga nas estacas.
Blocos sobre uma ou duas estacas são mais comuns em construções de pequeno porte, como casas térreas, sobrados, galpões, etc., onde a carga vertical proveniente do pilar é geralmente de baixa intensidade.
Já em edifícios de muitos pavimentos, as cargas são maiores, com isso o número de estacas normalmente são mais do que duas.
Prefere aprender em vídeo? Assista a aula 1 que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:
COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DOS BLOCOS RÍGIDOS
De acordo com a NBR 6118, o comportamento estrutural dos blocos rígidos é caracterizado por:
a) “trabalho à flexão nas duas direções, mas com trações essencialmente concentradas nas linhas sobre as estacas (reticulado definido pelo eixo das estacas, com faixas de largura igual a 1,2 vez seu diâmetro);
b) cargas transmitidas pelo pilar para as estacas essencialmente por bielas de compressão, de forma e dimensões complexas;
c) trabalho ao cisalhamento também em duas direções, não apresentando ruptura por tração diagonal, e sim por compressão das bielas, analogamente às sapatas.”
MODELOS DE CÁLCULO
Como modelo de cálculo, a NBR 6118 demonstra preferência ao modelo de cálculo chamado “biela-tirante” tridimensional, “por definir melhor a distribuição de esforços pelos tirantes”, onde a biela é a representação do concreto comprimido e o tirante as armaduras tracionadas.
Aqui no Brasil, dois modelos de cálculo são mais utilizados para o dimensionamento dos blocos sobre estacas: o “Método das Bielas”, de Blévot (1967), e o método proposto pelo CEB-70. Os dois métodos devem ser aplicados apenas nos blocos rígidos. No caso dos blocos flexíveis, são aplicados métodos clássicos aplicáveis às vigas ou lajes.
🟢 Tenha o guia que te ajudará a trabalhar com estruturas em concreto armado com segurança, tranquilidade e que domine o assunto. O GUIA FACILITANDO O PROJETO ESTRUTURAL é a união de 5 livros digitais.
☑️ Roteiro para dimensionamento estrutural
☑️ Fundações Superficiais e Profundas
☑️ Sondagem SPT
☑️ Leitura de projeto estrutural
☑️ Dimensionamento de escadas
Com o objetivo de esclarecer e guiar os profissionais que atuam na área de concreto armado, abordaremos os principais temas relacionados ao projeto estrutural, baseado em métodos e normas. Os conhecimentos disponíveis nele, farão com que você tenha mais segurança e clareza na hora de projetar.
➡️ Acesse Guia Facilitando o Projeto Estrutural – Facilitando a Engenharia para ter mais informações e garanta o seu guia:
Gostou desse artigo?
Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! Copie e cole o link a seguir:
#CompartilheConhecimento
Obrigado por ler! Forte Abraço
Att,
Eng. Civil Rodolfo Marques