COMPOSIÇÃO DO CONCRETO

Quando surgiu o concreto?

O concreto armado surgiu por volta de 1850.  Antes disso os materiais a serem empregados nas construções eram a pedra natural e a madeira, sendo o ferro e o aço empregados apenas séculos depois.




Para um material de construção ser considerado bom, ele deve apresentar duas características básicas: resistência e durabilidade. A pedra natural tem resistência à compressão e durabilidade muito elevadas, mas, tem baixa resistência à tração. Já a madeira tem razoável resistência, mas tem durabilidade limitada. O aço tem resistências elevadas, mas requer proteção contra a corrosão. 

O concreto armado pode ter surgido da necessidade de se aliar as qualidades da pedra (resistência à compressão e durabilidade) com as do aço (resistências mecânicas), com as vantagens de poder assumir qualquer forma, com rapidez e facilidade, e proporcionar a necessária proteção do aço contra a corrosão. 

O que é o concreto?

O concreto é um material composto, constituído por cimento, água, agregado miúdo (areia) e agregado graúdo (pedra ou brita), e ar. Pode também conter adições (cinza volante, pozolanas, sílica ativa, etc.) e aditivos químicos com a finalidade de melhorar ou modificar suas propriedades básicas. 

Esquematicamente pode-se indicar que a pasta é o cimento misturado com a água, a argamassa é a pasta misturada com a areia, e o concreto é a argamassa misturada com a pedra ou brita, também chamado concreto simples (concreto sem armaduras). 

Segundo a NBR 6118/03 concreto simples são elementos de concreto simples estrutural: “elementos estruturais elaborados com concreto que não possui qualquer tipo de armadura ou que a possui em quantidade inferior ao mínimo exigido para o concreto armado”.

Materiais componentes do concreto simples.

Cimento

O Cimento Portland foi descoberto na Inglaterra por volta do ano de 1824, e a produção industrial foi iniciada após o ano de 1850.  O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento portland não se decompõe mais (ABCP, 2002).

O cimento é o principal elemento dos concretos e é o responsável pela transformação da mistura de materiais que compõem o concreto no produto final desejado.  O cimento é composto de clínquer e de adições, sendo o clínquer o principal componente, presente em todos os tipos de cimento.

O que é o clíquer?

O clínquer tem como matérias-primas básicas o calcário e a argila. A propriedade básica do clínquer é que ele é um ligante hidráulico, que endurece em contato com a água.

Para a fabricação do clínquer, a rocha calcária inicialmente britada e moída é misturada com a argila moída. A mistura é submetida a um calor intenso de até 1450°C e então bruscamente resfriadas, formando pelotas (o clínquer). Após processo de moagem, o clínquer transforma-se em pó.  

As adições são matérias-primas misturadas ao clínquer no processo de moagem, e são elas que definem as propriedades dos diferentes tipos de cimento. As principais adições são o gesso, as escórias de alto-forno, e os materiais pozolânicos e carbonáticos. 

Agregados

Os agregados podem ser definidos como os “materiais granulosos e inertes que entram na composição das argamassas e concretos” (BAUER, 1979).

São muito importantes no concreto porque cerca de 70 % da sua composição é constituída pelos agregados, e são os materiais de menor custo dos concretos.  Os agregados são classificados quanto à origem em naturais e artificiais. Os agregados naturais são aqueles encontrados na natureza, como areias de rios e pedregulhos, também chamados cascalho ou seixo rolado.

Os agregados artificiais são aqueles que passaram por algum processo para obter as características finais, como as britas originárias da trituração de rochas.

Na classificação quanto às dimensões os agregados são chamados de miúdo, como as areias, e graúdo, como as pedras ou britas. O agregado miúdo tem diâmetro máximo igual ou inferior a 4,8 mm, e o agregado graúdo tem diâmetro máximo superior a 4,8 mm. 

Os agregados graúdos (britas) têm a seguinte numeração e dimensões máximas:

Brita 0 – 4,8 a 9,5 mm; brita 1 – 9,5 a 19 mm; brita 2 – 19 a 38 mm; brita 3 – 38 a 76 mm; pedra-de-mão – > 76 mm.

Água

A água é necessária no concreto para possibilitar as reações químicas do cimento, chamadas reações de hidratação, que irão garantir as propriedades de resistência e durabilidade do concreto. Tem também a função de lubrificar as demais partículas para proporcionar o manuseio do concreto. Normalmente a água potável é a indicada para a confecção dos concretos.

REFERÊNCIAS:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas de concreto – Procedimento, NBR 6118. Rio de Janeiro, ABNT, 2003.

BASTOS. P.S. dos Santos. FUNDAMENTOS DO CONCRETO ARMADO. Notas de aula. 2006.

⚠️ Faça parte do TECPRO!

Criamos o TECPRO – Treinamento Completo em Projetos que irá te ajudar a adquirir diversos conhecimentos práticos e teóricos que vão fazer com que você consiga fazer projetos com mais segurança e qualidade para seus clientes. O que é fundamental para ser um ótimo profissional, não é verdade?

Unimos a teoria e a prática e mostramos principalmente a parte prática, o que a faculdade não ensina. Não será apenas mais um curso online. Mas sim, o treinamento mais completo da nossa área e que transformará sua carreira!

COM O TECPRO VOCÊ VAI DESENVOLVER:

☑️ PROJETOS ESTRUTURAIS de forma prática e não terá mais problemas com erros e superdimensionamento

☑️ PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO de acordo com as normas e não terá mais problemas de aprovação

☑️ PROJETOS DE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS de acordo com cada situação e não ficará mais perdido sem saber qual o próximo passo

☑️ PROJETOS FINANCIADOS passo a passo e não terá mais problemas em aprovar projetos do Casa Verde e Amarela (antigo minha casa minha vida)

Além de tudo isso teremos Módulos Complementares.

🟢 Garanta sua vaga agora! Clique na imagem abaixo para conhecer mais sobre o treinamento:

Gostou desse artigo?

Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! Copie e cole o link a seguir:

#CompartilheConhecimento

Obrigado por ler! Forte Abraço

Att,

Eng. Civil Rodolfo Marques

ARTIGOS RELACIONADOS:

Dimensão mínima de uma viga

Pré-dimensionamento de pilares

Viga invertida

Vigas

PROJETO ESTRUTURAL – Leitura do projeto