Você sabe quais são as vantagens e desvantagens do concreto armado? Neste artigo falaremos sobre os principais motivos que fazem o sistema estrutural em concreto armado ser o mais utilizado no Brasil.
Os primeiros materiais a serem empregados nas construções foram a pedra natural e a madeira, sendo o ferro e o aço empregados séculos depois. O concreto armado só surgiu mais recentemente, por volta de 1850.
Prefere aprender em vídeo? Assista o vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:
Para um material de construção ser considerado bom, ele deve apresentar duas características básicas: resistência e durabilidade. A pedra natural tem resistência à compressão e durabilidade muito elevadas, porém, tem baixa resistência à tração. A madeira tem razoável resistência, mas tem durabilidade limitada. O aço tem resistências elevadas, mas requer proteção contra a corrosão.
Como surgiu o concreto armado?
O concreto armado pode ter surgido da necessidade de se aliar as qualidades da pedra (resistência à compressão e durabilidade) com as do aço (resistências mecânicas), com as vantagens de poder assumir qualquer forma, com rapidez e facilidade, e proporcionar a necessária proteção do aço contra a corrosão.
Quais materiais compõe o concreto?
O concreto é um material composto, constituído por cimento, água, agregado miúdo (areia) e agregado graúdo (pedra ou brita), e ar. Pode também conter adições (cinza volante, pozolanas, sílica ativa, etc.) e aditivos químicos com a finalidade de melhorar ou modificar suas propriedades básicas.
Cimento
O cimento portland, tal como hoje mundialmente conhecido, foi descoberto na Inglaterra por volta do ano de 1824, e a produção industrial foi iniciada após o ano de 1850.
O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento portland não se decompõe mais (ABCP, 2002).
O cimento é o principal elemento dos concretos e é o responsável pela transformação da mistura de materiais que compõem o concreto no produto final desejado. O cimento é composto de clínquer e de adições, sendo o clínquer o principal componente, presente em todos os tipos de cimento.
O clínquer tem como matérias-primas básicas o calcário e a argila. A propriedade básica do clínquer é que ele é um ligante hidráulico, que endurece em contato com a água.
Agregados
Os agregados podem ser definidos como os “materiais granulosos e inertes que entram na composição das argamassas e concretos” (BAUER, 1979). São muito importantes no concreto porque cerca de 70 % da sua composição é constituída pelos agregados, e são os materiais de menor custo dos concretos. Os agregados são classificados quanto à origem em naturais e artificiais.
Os agregados naturais são aqueles encontrados na natureza, como areias de rios e pedregulhos, também chamados cascalho ou seixo rolado. Os agregados artificiais são aqueles que passaram por algum processo para obter as características finais, como as britas originárias da trituração de rochas.
Água
A água é necessária no concreto para possibilitar as reações químicas do cimento, chamadas reações de hidratação, que irão garantir as propriedades de resistência e durabilidade do concreto. Tem também a função de lubrificar as demais partículas para proporcionar o manuseio do concreto. Normalmente a água potável é a indicada para a confecção dos concretos.
Quais as vantagens do concreto armado?
O concreto armado é um material que é muito usado em todos os países do mundo, em todos tipos de construção, em função de várias características positivas.
Economia, Conservação, Adaptabilidade, Rapidez de construção, Segurança contra o fogo, Impermeabilidade, Resistência a choques e vibrações.
Quais as desvantagens do concreto armado?
O concreto armado também apresenta desvantagens, sendo as principais as seguintes:
Peso próprio elevado, Reformas e adaptações são de difícil execução, Fissuração e Transmite calor e som.
REFERÊNCIAS:
MACHADO, C.P. (1983). Escadas. (Notas de aula). São Paulo. FTDE.
Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)
Materiais de Construção. L. A. Falcão Bauer (coord.) | 1979.
BASTOS. P.S. dos Santos. FUNDAMENTOS DO CONCRETO ARMADO. Notas de aula. 2006.
⚠️ Faça parte do TECPRO!
Criamos o TECPRO – Treinamento Completo em Projetos que irá te ajudar a adquirir diversos conhecimentos práticos e teóricos que vão fazer com que você consiga fazer projetos com mais segurança e qualidade para seus clientes. O que é fundamental para ser um ótimo profissional, não é verdade?
Unimos a teoria e a prática e mostramos principalmente a parte prática, o que a faculdade não ensina. Não será apenas mais um curso online. Mas sim, o treinamento mais completo da nossa área e que transformará sua carreira!
COM O TECPRO VOCÊ VAI DESENVOLVER:
☑️ PROJETOS ESTRUTURAIS de forma prática e não terá mais problemas com erros e superdimensionamento
☑️ PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO de acordo com as normas e não terá mais problemas de aprovação
☑️ PROJETOS DE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS de acordo com cada situação e não ficará mais perdido sem saber qual o próximo passo
☑️ PROJETOS FINANCIADOS passo a passo e não terá mais problemas em aprovar projetos do Casa Verde e Amarela (antigo minha casa minha vida)
Além de tudo isso teremos Módulos Complementares.
🟢 Garanta sua vaga agora! Clique na imagem abaixo para conhecer mais sobre o treinamento:
Gostou desse artigo?
Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! Copie e cole o link a seguir:
#CompartilheConhecimento
Obrigado por ler! Forte Abraço
Att,
Eng. Civil Rodolfo Marques