Como Calcular Inclinação de Qualquer Telhado

Como Calcular Inclinação de Qualquer Telhado? Nesse artigo você verá um cálculo simples em menos de 2 minutos. Esse cálculo servirá para qualquer tipo de formato do telhado e qualquer tipo de telha.

O que é um telhado?

É a parte exterior e superior que cobre um edifício. É constituída por uma estrutura em que se assentam telhas.

O que são as telhas?

A telha é um elemento na construção civil usado na cobertura de casas e outras edificações. É tipicamente feita em cerâmica, mas pode ser produzida em uma grande variedade de materiais, tais como pedra, cimento, amianto, metal, barro, vidro, plástico, madeira, dentre outros

Qual é a função do telhado?

O telhado tem como função principal cobrir e proteger a área interna de uma edificação, evitando intempéries como a entrada de água de chuva, vento, raios solares e animais, além do isolamento acústico e térmico que é promovido. A sua segunda função é ajudar na arquitetura estética da edificação, tornando-a mais agradável.

Prefere aprender em vídeo? Assista o vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:

Como Calcular Inclinação de Qualquer Telhado?

A primeira coisa a se fazer é determinar qual tipo de telhado será utilizado, isso se faz a partir do projeto arquitetônico onde será possível identificar quantas águas será necessário e que seja compatível com a arquitetura da edificação.

Segundo passo é determinar o tipo de telha, pois através do seu tipo poderemos determinar qual a inclinação que deverá ser utilizada no telhado.

Calcular a inclinação do telhado é o próximo passo para determinar todo o projeto de cobertura, pois através desse cálculo conseguimos identificar outros itens fundamentais como altura da cumeeira, o comprimento do Pendural e a área de cobertura, incluindo os beirais.

O que determina a inclinação do telhado é o tipo de telha que será utilizada. De acordo com os fabricantes das telhas é a teremos a inclinação mínima e máxima para cada tipo de telha.

As telhas podem ser de cerâmica (mais comum), concreto, fibrocimento, vidro, metálicas, galvanizadas, ecológicas (fibras naturais ou materiais reciclados), de policarbonato e etc.

Calculando a Inclinação de um telhado

A inclinação dos telhados é medida em porcentagem, por exemplo: O telhado do tipo cerâmico tem inclinação de i=30%. Portanto, a cada 100 cm (centímetros) na horizontal o telhado terá 30 cm na vertical.

Cálculo na prática em menos de 2 minutos:

Para um Telhado com telhas do tipo cerâmica (com formato Colonial), possui 2 águas com comprimento de 10 metros, qual a altura da cumeeira e a sua inclinação?

Existem normas relacionadas às inclinações e também indicações apresentadas pelos próprios fabricantes das telhas.

Os tipos de telhas mais comuns são: 

  • telhas de concreto,
  • fibrocimento, 
  • vidro;
  • metálicas, 
  • telhas galvanizadas, 
  • ecológicas,
  • policarbonato, 
  • cerâmica.

Entre essas opções, a inclinação do telhado vai variar entre 10% a 40%.

Vamos nos aprofundar mais no tipo cerâmico. Dentro do grupo de telhas cerâmicas você encontra várias opções de formato.

Os tipos de telhas cerâmicas mais comuns são:

  • Americana, 
  • Colonial, 
  • Italiana, 
  • Romana, 
  • Portuguesa, 
  • Francesa.

Todas telhas acima têm uma inclinação indicada de 30%, exceto a francesa. 

Como calcular a cumeeira do telhado?

Para calcular a altura da cumeeira de um telhado duas águas com 10 metros de largura e inclinação de i=30%, indicada pelo fabricante da telha.

A cumeeira estará no meio do telhado, ou seja, a 5 metros da largura;

Como o telhado tem inclinação de 30%, ele terá 30 cm de altura a cada 1 metro de largura:

30 cm/100 cm = 0,3 x 5 m = 1,50 metros ou 150 cm.

REFERÊNCIAS:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Edificações habitacionais — Desempenho – Requisitos para os sistemas de coberturas. NBR 15575-5. Rio de Janeiro, ABNT, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Telhas de concreto – Projeto e execução de telhados. NBR 13858-1. Rio de Janeiro, ABNT, 1997.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas de madeira. NBR 7190. Rio de Janeiro, ABNT, 1997.

⚠️ Faça parte do TECPRO!

Criamos o TECPRO – Treinamento Completo em Projetos que irá te ajudar a adquirir diversos conhecimentos práticos e teóricos que vão fazer com que você consiga fazer projetos com mais segurança e qualidade para seus clientes. O que é fundamental para ser um ótimo profissional, não é verdade?

Unimos a teoria e a prática e mostramos principalmente a parte prática, o que a faculdade não ensina. Não será apenas mais um curso online. Mas sim, o treinamento mais completo da nossa área e que transformará sua carreira!

COM O TECPRO VOCÊ VAI DESENVOLVER:

☑️ PROJETOS ESTRUTURAIS de forma prática e não terá mais problemas com erros e superdimensionamento

☑️ PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO de acordo com as normas e não terá mais problemas de aprovação

☑️ PROJETOS DE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS de acordo com cada situação e não ficará mais perdido sem saber qual o próximo passo

☑️ PROJETOS FINANCIADOS passo a passo e não terá mais problemas em aprovar projetos do Casa Verde e Amarela (antigo minha casa minha vida)

Além de tudo isso teremos Módulos Complementares.

🟢 Garanta sua vaga agora! Clique na imagem abaixo para conhecer mais sobre o treinamento:

Gostou desse artigo?

Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! Copie e cole o link a seguir:

#CompartilheConhecimento

Obrigado por ler! Forte Abraço

Att,

Eng. Civil Rodolfo Marques

ARTIGOS RELACIONADOS:

Dimensão mínima de uma viga

Pré-dimensionamento de pilares

Viga invertida

Vigas

PROJETO ESTRUTURAL – Leitura do projeto