Como reduzir a flecha na laje? Existem algumas maneiras para diminuir os deslocamentos de uma estrutura em relação as flechas. Esta aula mostrará algumas formas de atender os limites de deslocamento preconizados pela NBR 6118/2014.
Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques (@eng.rodolfo.marques) sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então vamos continuar…
Assista o vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:
A primeira coisa que precisamos saber é qual o limite.
Quais os limites de deslocamento preconizados por norma NBR6118?
De acordo com a NBR6118/2014, “as estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas de modo que sob as condições ambientais previstas na época do projeto e quando utilizadas conforme preconizado em projeto conservem suas seguranças, estabilidade e aptidão em serviço durante o período correspondente à sua vida útil”.
Deslocamentos limites
Deslocamentos limites são valores práticos utilizados para verificação em serviço do estado limite de deformações excessivas da estrutura. Para os efeitos desta Norma são classificados nos quatro grupos básicos a seguir relacionados e devem obedecer aos limites estabelecidos na tabela 13.3 (Limites para deslocamentos).
Aceitabilidade sensorial: o limite é caracterizado por vibrações indesejáveis ou efeito visual desagradável. A limitação da flecha para prevenir essas vibrações, em situações especiais de utilização, deve ser realizada como estabelecido na seção 23;
Efeitos específicos: os deslocamentos podem impedir a utilização adequada da construção;
Efeitos em elementos não estruturais: deslocamentos estruturais podem ocasionar o mau funcionamento de elementos que, apesar que não fazerem parte da estrutura, estão a ela ligados;
Efeitos em elementos estruturais: os deslocamentos podem afetar o comportamento do elemento estrutural, provocando afastamento em relação às hipóteses de cálculo adotadas. Se os deslocamentos forem relevantes para o elemento considerado, seus efeitos sobre as tensões ou sobre a estabilidade da estrutura devem ser considerados, incorporando-as ao modelo estrutural adotado.
Todos os valores limites de deslocamentos supõem elementos de vão l suportados em ambas as extremidades por apoios que não se movem. Quando se tratar de balanços, o vão equivalente a ser considerado deve ser o dobro do comprimento do balanço.
O deslocamento total deve ser obtido a partir da combinação das ações características ponderadas pelos coeficientes definidos pela norma.
Alguns fatores devem ser definidos antes de analisar a flecha. Através desses itens é determinado o valor do coeficiente de fluência. Assim conseguimos ter a flecha que ocorre devido à fluência. Se quiser aprofundar nesse item leia os itens 8.2.11 e o Anexo A da NBR6118:2014.
Como reduzir flechas em lajes?
Vãos das lajes
Esse primeiro item é talvez o mais importante, pois o vão da laje tem influência direta nos seus deslocamentos. Sempre que possível tente reduzir os vãos das lajes, com isso as flechas também diminuirão. Para isso acrescente novas vigas para dividir as lajes com grandes vãos fazendo assim que os deslocamentos diminuíam. Claro, que sempre respeitando o projeto arquitetônico.
Geometria da seção
A geometria da seção da laje pode ser aumentada para enrijece-la, diminuindo assim seus deslocamentos. O principal aumento pode ser feito na espessura da laje. Mas há também outras alterações que ajudam nesse aumento de rigidez como modificar a largura, altura e espaçamento das nervuras.
Vinculação da laje
O tipo de vinculação é fundamental para as lajes, quando engastadas elas tendem a ter menos deslocamentos, pois com o engaste nos apoios a sua rotação é restringida.
Utilizar contra flecha
A contra flecha é o deslocamento imposto a laje no sentido ascendente, com o objetivo de prevenir a ocorrência de flechas que não atendam aos limites estabelecidos na NBR6118:2014.
Descolamento da viga de apoio dessa laje
Ao se analisar a flecha de uma laje temos que ter atenção caso esse deslocamento seja devido aos elementos de apoio (nos casos mais comuns são as vigas). Neste caso, a solução está no redimensionamento desses elementos de apoio e não na laje.
Em lajes expostas as superfícies devem ser suficientemente inclinadas ou o deslocamento previsto compensado por contraflechas, de modo a não se ter acúmulo de água. Aumentando assim os deslocamentos da laje.
REFERÊNCIAS:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas de concreto – Procedimento, NBR 6118. Rio de Janeiro, ABNT, 2014.
⚠️ Faça parte do TECPRO!
Criamos o TECPRO – Treinamento Completo em Projetos que irá te ajudar a adquirir diversos conhecimentos práticos e teóricos que vão fazer com que você consiga fazer projetos com mais segurança e qualidade para seus clientes. O que é fundamental para ser um ótimo profissional, não é verdade?
Unimos a teoria e a prática e mostramos principalmente a parte prática, o que a faculdade não ensina. Não será apenas mais um curso online. Mas sim, o treinamento mais completo da nossa área e que transformará sua carreira!
COM O TECPRO VOCÊ VAI DESENVOLVER:
☑️ PROJETOS ESTRUTURAIS de forma prática e não terá mais problemas com erros e superdimensionamento
☑️ PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO de acordo com as normas e não terá mais problemas de aprovação
☑️ PROJETOS DE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS de acordo com cada situação e não ficará mais perdido sem saber qual o próximo passo
☑️ PROJETOS FINANCIADOS passo a passo e não terá mais problemas em aprovar projetos do Casa Verde e Amarela (antigo minha casa minha vida)
Além de tudo isso teremos Módulos Complementares.
🟢 Garanta sua vaga agora! Clique na imagem abaixo para conhecer mais sobre o treinamento:
Gostou desse artigo?
Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! Copie e cole o link a seguir:
#CompartilheConhecimento
Obrigado por ler! Forte Abraço
Att,
Eng. Civil Rodolfo Marques