Qual a DIMENSÃO MÍNIMA de um PILAR de Concreto Armado?

A dimensão mínima do pilar de concreto armado segue a NBR 6118-2014, onde fixa dimensões limites das seções transversais destes elementos.




Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques (@eng.rodolfo.marques) sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então vamos continuar…

Assista o vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:

A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não deve apresentar dimensão menor que 19 cm.

Se você não sabe a diferença entre pilares e pilares-parede vou explicar a seguir:

O que é um PILAR?

Pilares são elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes.

As exigências que seguem referem-se a pilares cuja maior dimensão da seção transversal não exceda cinco vezes a menor dimensão, e não são válidas para as regiões especiais. Quando a primeira condição não for satisfeita, o pilar deve ser tratado como pilar-parede.

O que é um pilar-parede?

Pilares-parede são elementos de superfície plana ou casca cilíndrica, usualmente dispostos na vertical e submetidos preponderantemente à compressão. Podem ser compostos por uma ou mais superfícies associadas. Para que se tenha um pilar-parede, em alguma dessas superfícies a menor dimensão deve ser menor que 1/5 da maior, ambas consideradas na seção transversal do elemento estrutural.

Dimensões limites dos pilares de concreto armado

Para Pilares e pilares-parede

Conforme eu já mostrei a seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não deve apresentar dimensão menor que 19 cm.

Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre 19 cm e 12 cm, desde que se multipliquem as ações a serem consideradas no dimensionamento por um coeficiente adicional γn, de acordo com o indicado na tabela 13.1 e na seção 11. Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm².

OBSERVAÇÃO: No vídeo aula que está acima, mostramos essa tabela.

Seção transversal mínima do pilar

Controla qual o valor da área mínima da seção transversal dos pilares. O valor normativo para esta configuração é 360 cm².

REFERÊNCIAS:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estruturas de concreto – Procedimento, NBR 6118. Rio de Janeiro, ABNT, 2014.

⚠️ Faça parte do TECPRO!

Criamos o TECPRO – Treinamento Completo em Projetos que irá te ajudar a adquirir diversos conhecimentos práticos e teóricos que vão fazer com que você consiga fazer projetos com mais segurança e qualidade para seus clientes. O que é fundamental para ser um ótimo profissional, não é verdade?

Unimos a teoria e a prática e mostramos principalmente a parte prática, o que a faculdade não ensina. Não será apenas mais um curso online. Mas sim, o treinamento mais completo da nossa área e que transformará sua carreira!

COM O TECPRO VOCÊ VAI DESENVOLVER:

☑️ PROJETOS ESTRUTURAIS de forma prática e não terá mais problemas com erros e superdimensionamento

☑️ PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO de acordo com as normas e não terá mais problemas de aprovação

☑️ PROJETOS DE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS de acordo com cada situação e não ficará mais perdido sem saber qual o próximo passo

☑️ PROJETOS FINANCIADOS passo a passo e não terá mais problemas em aprovar projetos do Casa Verde e Amarela (antigo minha casa minha vida)

Além de tudo isso teremos Módulos Complementares.

🟢 Garanta sua vaga agora! Clique na imagem abaixo para conhecer mais sobre o treinamento:

Gostou desse artigo?

Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! Copie e cole o link a seguir:

#CompartilheConhecimento

Obrigado por ler! Forte Abraço

Att,

Eng. Civil Rodolfo Marques

ARTIGOS RELACIONADOS:

Dimensão mínima de uma viga

Pré-dimensionamento de pilares

Viga invertida

Vigas

PROJETO ESTRUTURAL – Leitura do projeto