Quanto ganha um ENGENHEIRO CIVIL no Brasil? Qual o salário de um engenheiro civil? Quanto um engenheiro civil ganha por obra? Qual a área da engenharia civil que dá mais dinheiro? Essas são dúvidas comuns principalmente para estudantes do ensino médio que desejam ingressar para cursos de engenharia. Mas, também para os estudantes de engenharia que planejam seu futuro e querem saber as condições de salário para quando se formarem. Nesse artigo mostraremos também quanto ganha um ENGENHEIRO CIVIL recém formado no Brasil. Mas, e para os engenheiros autônomos? Falamos sobre isso também! Confira agora.
Assista o vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:
Salário mínimo do engenheiro
Regulamentado pela Lei Federal nº 4950-A, “o Salário Mínimo Profissional é a remuneração mínima obrigatória devida por serviços prestados pelos profissionais diplomados com relação a empregos, cargos, funções, atividades e tarefas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.”
Seu objetivo é colocar à disposição toda a legislação referente a salário mínimo e jornada de trabalho, além de informações complementares úteis aos profissionais da área.
Antes de falar sobre isso, gostaria de te convidar para conhecer os cursos e produtos do Facilitando a Engenharia, temos cursos focados principalmente na área de projetos como estrutural, regularização de imóveis, segurança contra incêndio e pânico, sobre projetos financiados também, além de combos de projetos. Acesse nossa página de produtos e conheça todos, ou se preferir clique na imagem abaixo:
Mas esse salário vale para quais serviços?
Quando um profissional presta serviços para um mesmo empregador, com pessoalidade, habitualidade, subordinação de horário, subordinação hierárquica, nas dependências do empregador e mediante o recebimento de salários, o referido profissional é empregado, nos termos dispostos na C.L.T.
Portanto, todo e qualquer profissional, ainda que sob um contrato de prestação de serviços como autônomo, que cumprir suas atividades em moldes de um empregado, passados três meses, passa a ter o vínculo empregatício reconhecido pela Justiça do Trabalho.
Todo profissional contratado sob o regime da C.L.T. tem direito ao recebimento de todos os direitos assegurados por ela: registro na CTPS (Carteira de Trabalho e de Previdência Social), férias, abono de férias, 13° salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, etc. Para este profissional se aplica a Lei 4.950-A/66.
Porém, os profissionais que têm estrutura própria e as que atuam como pessoas físicas, e que se colocam a disposição de um ou mais empregadores com os quais convivem paralelamente. Nestes casos, o profissional é considerado autônomo, e receberá pelos serviços executados, de acordo com o contrato de prestação de serviços firmado entre as partes.
Mas, e para os engenheiros autônomos? Quanto ganha um ENGENHEIRO CIVIL autônomo no Brasil?
Essa pergunta é bem mais difícil de responder, pois nesse caso “o salário” será na verdade o valor cobrado pelos serviços prestados. E cada serviço terá um valor diferente e um tempo diferente para ser executado. Outro fator de interferência é o preço de mercado, que se altera de cidade para cidade, região para região. Se essa for sua dúvida, para responde-la será necessário que você faça uma pesquisa em seu município para saber os preços que estão sendo praticados por outros profissionais da área.
Para a remuneração de profissionais nesta situação, pode-se buscar também referências de honorários contidas em diferentes Tabelas de Honorários Profissionais, normalmente elaboradas pelas Entidades Profissionais, muitas das quais estão registradas nos CREAS regionais. Assim, o Salário Mínimo Profissional pode ser usado como referência de valor para a definição dos valores das remunerações a serem percebidas pelos profissionais.
Segundo a RESOLUÇÃO Nº 397/95, do Confea. Que dispõe sobre a fiscalização do cumprimento do Salário Mínimo Profissional, diz:
“Considerando que, de acordo com o parágrafo único do art. 8° da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, as pessoas jurídicas e organizações estatais só poderão exercer as atividades de engenharia e agronomia através de profissionais legalmente habilitados, aos quais é assegurado o direito ao Salário Mínimo Profissional;
O Salário Mínimo Profissional é a remuneração mínima devida, por força de contrato de trabalho que caracteriza vínculo empregatício, aos profissionais de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia e Tecnólogos, com relação a empregos, cargos, funções, atividades e tarefas abrangidos pelo Sistema Confea/Crea, desempenhados a qualquer título e vínculo, de direito público ou privado.”
Mas, então quanto ganha um ENGENHEIRO CIVIL?
O Salário Mínimo Profissional para execução das atividades e tarefas de 06 (seis) horas diárias de serviços é de 06 (seis) vezes o Salário Mínimo comum, vigente no País, ou seja, transformando na cotação em janeiro de 2022 o salário mínimo de um engenheiro é de R$7.272,00 por mês.
Para a execução das atividades ou tarefas com exigência de mais de 06 (seis) horas diárias de serviços, o Salário Mínimo Profissional será acrescido de 25% (vinte e cinco por cento) para as horas excedentes das 06 (seis) horas diárias de serviços, tomando – se por base o custo de hora mostrado anteriormente.
Quanto ganha um ENGENHEIRO CIVIL recém formado?
Conforme mostramos anteriormente, o engenheiro civil recém formado deverá ganhar da mesma forma que explicado.