Pré-dimensionamento de Pilares em concreto armado! Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques (@eng.rodolfo.marques) sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então, vamos começar…
Como fazer o pré-dimensionamento de pilares em concreto armado? Nesse artigo mostro como fazer esse pré-dimensionamento para edificações térreas, sobrados e edifício acima de 3 pavimentos. Para esse último usamos a área de influência.

Não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm².
A seção transversal de pilares maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm.
Segundo a NBR 6118, item 11.7.1, os coeficientes de ponderação das ações no estado-limite último (ELU), para elementos estruturais esbeltos críticos para a segurança da estrutura, como pilares e pilares-paredes com espessura inferior a 19 cm, devem ser multiplicados pelo coeficiente adicional de ajustamento γn, de acordo com o indicado na tabela:

Para edificações de até 2 pavimentos
Segundo a nbr 6118 Dimensões limites – A prescrição de valores limites mínimos para as dimensões de elementos estruturais de concreto tem como objetivo evitar um desempenho inaceitável para os elementos estruturais e propiciar condições de execução adequadas.
Não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm2.
Conforme item 13.2.2 a seção transversal de pilares (e pilares-parede) maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm.
No capítulo 11 da NBR 6118, item 11.7.1, os coeficientes de ponderação das ações no estado-limite último (ELU), para elementos estruturais esbeltos críticos para a segurança da estrutura, como pilares e pilares-paredes com espessura inferior a 19 cm, devem ser multiplicados pelo coeficiente adicional de ajustamento γn, de acordo com o indicado na tabela 12.1
Edificações acima de 2 pavimentos
Pré-dimensionamento através de métodos, como por exemplo área de influência. E, claro, respeitando as áreas e dimensões mínimas exigidas pela norma.
Assista a aula que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:
Conheça nossos cursos e se especialize:

Gostou desse artigo?
Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos!