Viga invertida

Viga invertida o que é?

Nesse artigo você vai entender melhor sobre esse tipo de viga. Verá também os erros comuns que são cometidos ao se fazer uma viga invertida.

Olá, tudo bem? Meu nome é Rodolfo Marques (@eng.rodolfo.marques) sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos. Então, vamos começar…

A viga invertida é uma viga alinhada com a laje pela sua face contrária, ou seja, alinhada com sua face inferior. Diferentemente de vigas normais que são alinhadas com a face superior da laje.

Conheça nossos cursos:

Usa-se a viga invertida quando há necessidade de manter a parte superior da estrutura sem nenhum elemento que modifique o projeto arquitetônico utilizado. Com isso, mesmo com uma viga no local a laje fica “lisa” não deixando visível que existe uma viga ali.

Para esclarecer, veja a imagem abaixo. Esse é o tipo comum ou também podemos dizer “tradicional”, com pilares, vigas e lajes.

Abaixo da viga fazemos o fechamento, por exemplo usando alvenaria, com isso conseguimos esconder a viga. Esse fato pode não ocorrer quando se tem necessidade de vigas ou até mesmo pilares com grandes seções. É comum em edifício onde as seções desses elementos estruturais são maiores

Deve-se ter muita atenção ao inverter uma viga, pois ela fica sobreposta a laje superior se transformando em um “degrau”. Por isso, em muitos casos não será possível fazer essa inversão. Confira na imagem a seguir como são vigas invertidas.

Erros que devem ser evitados

Certamente esse é um dos erros comuns é não fazer a elevação do elemento estrutural que está ancorando essa viga que foi invertida. Ao se fazer a elevação dessa viga, tornando-a invertida se deve também elevar os pilares e vigas que estão servindo de ancoragem para ela.

Como fazer a armadura de viga invertida?

Basicamente a armação de vigas e vigas invertidas não se alteram, ou seja, não há nada específico a ser feito quando é uma viga com elevação. Veja a comparação nas imagens abaixo. A primeira (viga 16) é uma viga invertida e a segunda (viga 8) é uma viga normal. Claro, que não são vigas iguais, com isso elas sofrem esforços diferentes e necessitam de armaduras diferentes.

Em relação a leitura de projetos se pode observar a cota mostrada em cada viga. De acordo com esse exemplo a viga invertida tem a cota de 310 cm por conta da sua elevação. Já a viga 8 tem a cota 290 cm.

No vídeo abaixo você pode ver essa aula sobre viga invertida e como fazê-las no Eberick. Além disso, mostro esses erros comuns ao se fazer uma viga invertida e como evita-los.

Gostou desse artigo?

Da mesma forma que ele te ajudou, poderá ajudar outras pessoas. Por isso, compartilhe em suas redes sociais ou com seus amigos! 

ARTIGOS RELACIONADOS:

Vigas

Projeto Estrutural – Leitura de Projetos