O Light Steel Frame ou Framing (LSF) é um sistema construtivo que tem como principal característica uma estrutura constituída por perfis formados a frio de aço galvanizado que são utilizados para a composição de painéis estruturais e não-estruturais, vigas secundárias, vigas de piso, tesouras de telhado e demais componentes. Por ser um sistema industrializado, possibilita uma construção a seco com grande rapidez de execução.
Apesar de já ser muito comum esse sistema em outros países, no Brasil ainda está no começo.
Mas como é esse sistema construtivo?
As paredes são denominadas de painéis estruturais ou e são compostos por perfis galvanizados denominados montantes, que são separados entre si de 400 ou 600 mm.
O fechamento desses painéis pode ser feito por vários materiais. Os mais utilizados são as placas cimentícias, placas de OSB (oriented strand board) e chapas de gesso acartonado internamente.
A cobertura também é feita com os mesmos materiais e as telhas podem ser de cerâmicas, aço, cimento.
Veja no vídeo a seguir como é um painel de cobertura feito por LSF.
A estrutura é feita também com os montantes galvanizados, pode se utilizar em vigas, pilares e na laje que é conhecida como Laje Steel Deck.
As fundações têm o mesmo processo das construções convencionais. A fundação mais comum utilizada é o Radier, que é uma fundação rasa que é feita diretamente em contato com o solo fazendo com que as cargas que atuam nela se distribuam por uma grande área.
Outros tipos de fundação que são usadas é a sapata e a viga baldrame.
Conheça e se inscreva em nossos cursos
VANTAGENS DO LIGHT STEEL FRAME
- Produtos Padronizados
- O aço é um material de comprovada resistência e o alto controle de qualidade
- Durabilidade e longevidade da estrutura.
- Economia de tempo, pois tem maior facilidade de montagem, manuseio e transporte devido a leveza dos elementos;
- Por ser uma construção a seco, evita o uso de recursos naturais como a água.
- Evita desperdícios de restos de materiais
- Ótimo desempenho termo-acústico
- O aço é um material incombustível e reciclável.
- Boa flexibilidade no projeto arquitetônico.
Qual o custo por m² desse sistema construtivo?
Além de mostrar o custo médio de uma casa térrea e um sobrado em Light Steel Frame, fizemos uma comparação entre valores de 2020 e 2021. Falamos ainda sobre a diferença entre uma construção em Light steel frame e alvenaria.
Por falar em projeto, como é um projeto em Light Steel Frame?
As instalações não se modificam em relação aos convencionais, sejam elas elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefônicas, internet, gás, TV ou de aquecimento solar. E também os projetos complementares como por exemplo (Projeto hidráulico, sanitário, elétrico e etc) não se modificam, com a exceção, é claro do projeto estrutural.
Veja como é um projeto estrutural de Light Steel Frame no vídeo a seguir:
Um projeto no sistema LIGHT STEEL FRAME tem suas características e você sabe como fazer a leitura de projeto dele? Então, assista a essa aula e aprenda.
Veja como é um projeto hidráulico de um sobrado em Light Steel Frame
Como podemos ver, o crescimento do sistema LSF é notório! Com muitas vantagens e sendo uma alternativa a sistemas construtivos convencionais é esperado um grande uso no Brasil para os próximos anos.
Quer ter esses projetos e muitos outros? Conheça o Master Combo de Projetos e tenha projetos que todo profissional da construção deve ter.