Vergas e Contra vergas

O que é uma verga e contra verga?

Afinal o que é uma verga e contra verga? Para Vincenzo (2006, p.59) “as vergas são componentes externos aos vãos, incorporados à alvenaria para a distribuição das tensões que tendem a se concentrar nos vértices das aberturas de janelas e portas”.

Se você ainda não reparou, olhe nas janelas e também portas da sua casa. Talvez em alguma pode ter trincas e provavelmente são por falta de vergas ou contra vergas. Portanto comece a reparar a partir de agora. Essas fissuras são ainda mais comuns em casas antigas.

Verga e contra verga é muito importante para evitar fissuras

Fonte: Autor

Segundo Thomaz (1989) as alvenarias não resistem bem à solicitação de cisalhamento, portanto devem-se usar vergas e contra vergas para atender as concentrações de tensões sobre as aberturas.

De acordo com Zulian, Doná e Vargas (2002) vergas até dois metros podem ser produzidas no próprio canteiro de obra ou também recorrer a pré-moldadas, aumentando assim a produtividade.Enquanto em caso de alvenaria de vedação superior a três metros deve prever cintas de amarração com capacidade para absorção de cargas laterais e com altura acima de cinco metros deve ser calculada como alvenaria estrutural.

Para Ripper (1984) além das vergas na parte superior das aberturas sugere-se a execução, também na parte inferior. Lembra ainda que estas contra vergas se tornam importantes, porque estes cantos inferiores nas aberturas são pontos de fragilidade na alvenaria, evitando assim o aparecimento de fissuras devido a pequenas movimentações da parede.

As fissuras são causadas devido a sobrecarga atuante na parte superior do vão da janela que causam fissuras em ± 45°.

Assista o vídeo que postamos no nosso canal do YouTube falando sobre esse tema. Além disso, se inscreve no canal do Facilitando a Engenharia:

Como fazer?

De acordo com a NBR 8545/1984, as vergas e contra vergas devem ter altura mínima de 10 cm e devem ultrapassar o vão em ao menos 20 cm de cada lado. Quando os vãos forem próximos e de mesma altura é recomendada uma única verga contínua sobre eles, certamente é mais eficaz.

Prevenir é acima de tudo o melhor a se fazer. Talvez seu cliente irá reclamar, porque será um custo a mais e provavelmente ele é leigo no assunto. Mas como resultado deixe bem claro a importância delas.

Muito obrigado por ler esse artigo! Meu nome é Rodolfo Marques (@eng.rodolfo.marques) sou Engenheiro Civil. Especialista em Estruturas e MBA em Gestão de Projetos.

Você tem interesse em aprender sobre PROJETOS? CONHEÇA NOSSOS CURSOS:
Referências:

VINCENZO, D.S. Análise de tensões em alvenaria de vedação. 2006.110f. Trabalho (Graduação do Curso de Engenharia Civil). Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2006.

THOMAZ, Ercio. Trincas em edifícios: causas, prevenção e recuperação. São Paulo: Pini, c1989. 194 p.

ZULIAN, C.S; DONÁ, E.C. VARGAS, C.L. Alvenaria. 2002.17f. Notas de aula da disciplina construção civil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, 2002.

RIPPER, Ernesto. Como evitar erros na construção. 2 ed. São Paulo: Pini, 1984. 122 p.

ASSOSSIAÇÃO BRASILIEIRA DE NORMAS TECNICAS, NBR 8545. Execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos. Rio de Janeiro. 1984.