Vigas

Vigas – Saiba um pouco mais sobre elas.

A imagem abaixo é de um detalhamento de viga aérea. Certamente é um dos modelos mais comuns em projetos. A primeira vista parece que é complicado, mas não é.

Segundo a NBR 6118 (2014) as vigas são elementos lineares em que a flexão é preponderante.

A seção transversal das vigas não deve apresentar largura menor que 12 cm. Este limite pode ser reduzido, respeitando-se um mínimo absoluto de 10 cm em casos excepcionais, sendo obrigatoriamente respeitadas as seguintes condições:

Alojamento das armaduras e suas interferências com as armaduras de outros elementos estruturais, respeitando os espaçamentos e coberturas também estabelecidos nesta Norma.

Lançamento e vibração do concreto deve ser de acordo com a NBR 14931.

Veja aula a seguir onde te ensino sobre a leitura de vigas e pilares de um projeto estrutural em concreto armado. São exemplos de detalhamentos comuns e detalhamentos mais específicos.

Vigas contínuas

Pode ser utilizado o modelo clássico de viga contínua, simplesmente apoiada nos pilares, para o estudo das cargas verticais, observando-se a necessidade das seguintes correções adicionais:

Não devem ser considerados momentos positivos menores que os que se obteriam se houvesse engastamento perfeito da viga nos apoios internos. Além disso, quando a viga for solidária com o pilar intermediário e a largura do apoio, medida na direção do eixo da viga, for maior que a quarta parte da altura do pilar, consequentemente, não pode ser considerado momento negativo de valor absoluto menor do que o de engastamento perfeito nesse apoio.

Quando não for realizado o cálculo exato da influência da solidariedade dos pilares com a viga, deve ser considerado, nos apoios externos, momento fletor igual ao momento de engastamento perfeito multiplicado pelos coeficientes estabelecidos algumas relações que devem ser seguidas de acordo com a norma.

O modelo de viga contínua pode ser melhorado, considerando-se a solidariedade dos pilares com a viga, mediante a introdução da rigidez à flexão dos pilares extremos e intermediários.

Enquanto em vigas com altura igual ou inferior a 60 cm, pode ser dispensada a utilização da armadura de pele.

PROJETO ESTRUTURAL Completo – Quais informações são importantes no projeto?

Em um PROJETO ESTRUTURAL Completo temos informações que são importantes e que não podem faltar nas pranchas com os detalhamentos estruturais, assista a essa aula e aprenda.

Conheça nossos cursos e se especialize:

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto  de estruturas de concreto – procedimentos. Rio de Janeiro. ABNT, 2014.